Coleiras de adestramento são ruins para cães? O que são coleiras de adestramento exatamente? - Mundo Animalito

Coleiras de adestramento são ruins para cães? O que são coleiras de adestramento exatamente?

coleiras de choque são ruins para cães

  Coleiras de adestramento também são conhecidas como coleiras de treinamento para cães, coleiras eletrônicas ou coleiras eletrônicas. Esses dispositivos de treinamento funcionam primeiro dando ao seu cão um bipe ou vibração de alerta, que é seguido por um choque remoto se ele não interromper o mau comportamento.

  As coleiras eletrônicas são provavelmente mais comumente usadas em conjunto com cercas eletrônicas que ativam a coleira, que dá um choque nos pontos de contato da coleira quando seu cão cruza os limites da cerca. O nível de choque que seu cão recebe varia de uma sensação de cócegas a um choque mais doloroso.

  A ideia por trás do aviso é que seu cão aprenderá a associar o bipe ao choque e interromperá o mau comportamento antes que um choque seja necessário.

  Embora muitos donos de cães fiquem chocados com a ideia de chocar seus cães, essas coleiras – quando usadas corretamente – podem ser uma ferramenta eficaz de modificação de comportamento.

Por que eles são usados?

  Os colares de adestramento também podem ser bastante suaves se forem configurados adequadamente. Embora seja um método de treinamento aversivo que usa reforço negativo, pode ser útil para cães resistentes a outros métodos para reduzir seu comportamento indesejável. Para cães que rotineiramente gostam de sair do quintal e perambular pela vizinhança, o uso de coleiras de adestramento pode até salvar suas vidas. 

  A ideia é que, uma vez que seu cão entenda a conexão entre o choque e o comportamento, ele provavelmente irá parar ou pelo menos não o fará tanto. Há uma ressalva aqui, no entanto, porque é possível que seu cão não associe seu mau comportamento ao choque. Nesse caso, a coleira de adestramento teria pouco efeito. 

  A coleira também pode piorar a situação. Se, por exemplo, seu cão está agindo mal por causa do medo, a coleira de adestramento pode torná-lo mais medroso e fazer com que seu comportamento piore, não melhore.

  É por isso que você deve ter muito cuidado ao usar esses dispositivos. É uma decisão difícil de tomar, então vamos considerar os prós e os contras das coleiras de adestramento.

Quais são as vantagens de usar coleiras para treinamento de cães?

coleiras de choque são ruins para cães

  Apesar de sua má reputação, existem algumas razões pelas quais alguém pode optar por usar um colar eletrônico. Primeiro, permite corrigir problemas de comportamento à distância. Outros tipos de métodos de treinamento funcionam apenas quando você está perto de seu cão, mas essa não é a única vez que ele pode se envolver em um comportamento indesejado.

  As coleiras eletrônicas permitem que você chame a atenção do seu cão mesmo quando ele não está por perto. Você provavelmente já passou pela situação em que seu cachorro vê algo e sai correndo atrás dele, latindo sem parar. Você pode gritar, mas ele não está ouvindo.

  É quando uma coleira de adestramento pode ser útil. Isso chamará sua atenção e fará com que ele pare com o mau comportamento. Isso também é útil para os cães que não respondem aos comandos de voz.

  Outro benefício da maneira como as coleiras de adestramento funcionam é que você não precisa estar lá . Quando você usa uma coleira de treinamento para cães em combinação com uma cerca elétrica, pode interromper esses comportamentos agressivos, latidos e a tendência do seu cão de correr pela vizinhança quando você não está por perto.

  Se você não resolver esses tipos de problemas comportamentais, outras pessoas o farão, e você não quer que isso aconteça. Além disso, quando os cães mostram comportamento agressivo de forma consistente, eles podem representar uma ameaça real para outros animais ou pessoas. Isso pode significar que você pode ser legalmente obrigado a sacrificar seu amado animal de estimação.

  Coleiras de adestramento podem ser eficazes na supressão de comportamentos indesejáveis, no entanto, e além do mais, eles dão feedback instantâneo ao seu cão. Outra vantagem é que o treinamento com coleira de adestramento nem requer sua presença para ser usado. Você pode usar um controle remoto para dar um leve choque em seu cão e, ao fazer isso, ele não o associará a um feedback negativo.

  Finalmente, os e-collars são ferramentas de treinamento acessíveis que custam muito menos do que os serviços de um treinador profissional. Ainda assim, você deve se lembrar de que realmente precisa fazer mais do que simplesmente suprimir o comportamento; portanto, o treinamento canino pode ser necessário em qualquer caso.

Experimente Métodos de Treinamento Positivos PRIMEIRO

pessoa treinando seu cachorro

  Se métodos de treinamento suaves e reforço positivo simplesmente não estiverem funcionando, talvez seja necessário usar algo mais drástico. Normalmente, os métodos de treinamento de reforço negativo não são as formas mais desejáveis ​​de treinar cães. Mas com certos comportamentos, você deve usar técnicas de treinamento eficazes ou estará prestando um péssimo serviço ao seu animal de estimação.

  É importante perceber, no entanto, que embora uma coleira de adestramento possa suprimir o comportamento indesejável, ele não resolve o problema subjacente. 

  Por exemplo, muitos comportamentos agressivos em cães são resultado de uma socialização inadequada ou incompleta. Para realmente resolver esse problema, você precisaria trabalhar com seu cão para socializá-lo melhor. Além disso, seu cão pode reagir à dor do choque com mais agressividade, não menos.

Os contras de usar coleiras de treinamento de cães

  Ok, vimos vários prós de usar coleiras de adestramento como método de treinamento, mas e os contras?

  Em primeiro lugar, foi cientificamente comprovado que a maneira mais eficaz de treinar seu cão é através do treinamento de reforço positivo .

  Como diz o velho ditado, você pega mais moscas com mel do que com vinagre. Isso é verdade para o comportamento canino, assim como é verdade para o comportamento humano. Como resultado, você deve tentar primeiro um programa de treinamento humanitário.

  É difícil para a maioria dos donos de cães imaginar causar qualquer tipo de dor ao seu melhor amigo, então eles também preferem métodos de reforço positivo. O treinamento com e-collar é claramente um método de treinamento de reforço negativo. Como tal, é menos desejável, mas e quão eficaz pode ser? 

  Um dos maiores contras do uso do treinamento aversivo é que ele não aborda o problema subjacente.

  Como mencionado acima, as coleiras eletrônicas podem suprimir o comportamento indesejável, mas você realmente precisa trabalhar com o que está fazendo com que seu cão se comporte mal. Além do mais, existe um potencial de uso indevido e até abuso com colares eletrônicos.

  Não é tanto que o dono vá chocar muito o cachorro, embora isso possa acontecer; é mais que, como você não está lá para controlar a frequência do choque elétrico, as coleiras automáticas e as cercas elétricas podem dar muitos choques ou até mesmo chocar seu cão sem querer.

Reforçando comportamentos indesejáveis

meu cachorro faz xixi quando está excitado

  Se isso acontecer, seu cão só ficará confuso e também poderá ficar ansioso por causa disso. Se o seu cão começar a associar medo a pessoas, objetos ou situações por causa da coleira eletrônica, isso pode criar outros problemas comportamentais .

  Por exemplo, seu cão pode desenvolver medo de sair de casa porque fica confuso sobre quando recebe um choque. Ele apenas associa isso a estar do lado de fora.

  Isso é exatamente o oposto da modificação de comportamento que você estava tentando alcançar. Além disso, se você estiver usando cercas eletrônicas, lembre-se de que a cerca dá um choque no cachorro quando ele sai do quintal e quando volta. Isso pode fazer com que seu cão não queira voltar para casa depois de sair do quintal. Isso é o oposto do comportamento desejado.

  Como há tantas desvantagens no uso de coleiras de adestramento, muitos amantes de animais as consideram desumanas. O potencial para que as coisas dêem errado é alto, pois você nem sempre está no controle do feedback negativo que seu cão recebe.

  Como dono de um cachorro amoroso, você não gostaria de pensar em seu animal de estimação sendo repetidamente chocado em sua ausência. Ainda assim, você pode estar se perguntando se existem métodos menos dolorosos disponíveis, e a resposta é sim. Vamos dar uma olhada em algumas alternativas mais suaves.

Alternativas para coleiras de adestramento

  Existem muitas outras opções para o treinamento de cães de modificação de comportamento. Claro, você sempre pode trabalhar com um treinador de cães profissional para resolver os problemas de comportamento do seu cão. Este é um método de treinamento mais eficaz para comportamento agressivo ou para outros comportamentos que precisam ser corrigidos quando você está por perto.

  Para esses tipos de problemas de comportamento que ocorrem quando você não está por perto, existem outros tipos de coleiras não chocantes. Por exemplo, coleiras vibratórias chamam a atenção do seu cão com vibração em vez de choque. Estes podem ser igualmente eficazes e são úteis para cães surdos que não conseguem ouvir comandos de voz ou um clicker.

  Outro tipo de coleira útil quando o cachorro late demais é a coleira para latidos. Muitos deles emitem uma explosão de citronela ou ar que chama a atenção do seu cão. Outros funcionam emitindo um som ultrassônico que apenas seu cão pode ouvir. 

  É importante observar que o latido de outro cão pode acionar a coleira do seu cão. É melhor não usá-lo quando outros cães estiverem por perto. Além disso, alguns latidos agudos não acionam os colares de spray. Coleiras de spray seriam ineficazes para cães com esse tipo de latido.

  Ainda assim, essas são alternativas muito menos problemáticas para e-collars ou colares de ponta/pinch. Se nada mais estiver funcionando, você pode considerar isso antes de chocar seu animal de estimação. 

Pensamentos finais

treinamento canino

  Então, qual é o veredicto sobre coleiras de adestramento? Como muitas coisas, é complicado. Claro, os métodos de treinamento de reforço positivo são sempre preferíveis. Mas e se eles não estiverem funcionando e seu cão corre o risco de se perder ou criar problemas que podem resultar na necessidade de colocá-lo no chão?

  Nesse caso, uma coleira de treinamento para cães pode ser uma opção como último recurso. Se você absolutamente precisar usar um desses colares, ajuste a intensidade da corrente elétrica para o nível de choque mais baixo para fazer o trabalho. 

  Você quer ser o mais gentil e atento possível ao usar métodos de treinamento aversivos. É uma boa ideia usá-lo apenas enquanto estiver por perto para controlar possíveis problemas. Você pode até fingir que vai embora, mas volte para ver o que acontece se seu cachorro tentar fazer algo ruim. Dessa forma, você pode ter certeza de que seu cão não será prejudicado por este dispositivo de treinamento.

  Você também quer ter certeza de comprar uma coleira de alta qualidade. Uma coleira de alta qualidade deve funcionar conforme o esperado e não fornece choques desnecessários ou excessivamente intensos. Também é essencial ajustar o treinamento uma vez que o comportamento do seu cão tenha mudado.

AdestramentoColeira anti latidoColeira antilatidoColeira de adestramentoColeira para adestramentoColeira para adestrarColeira para adestrar cachorro